EDITAL 01/2020 DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA REVISTA SUMMAE SAPIENTIAE (ISSN 2595-9204)

 

A REVISTA SUMMAE SAPIENTIAE do Curso de Bacharelado em Teologia – Faculdade Internacional Cidade Viva tem o objetivo de publicar artigos científicos de autores de instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras. A revista reflete o compromisso desta instituição na disseminação de um debate acadêmico atualizado e de alta qualidade na área das Ciências Humanas e suas áreas correlatas, buscando ser um registro público e histórico do conhecimento teológico contemporâneo, propagando o conhecimento produzido pelas academias de teologia.

A missão é disseminar conhecimento no campo das Ciências Humanas, promover um debate qualificado sobre pesquisas empíricas e análises teóricas teológicas, num diálogo entre a cosmovisão cristã e temas emergentes contemporâneos de relevância acadêmica.

A Revista se destina a pesquisadores, estudantes e público interessado nas áreas de Teologia, Filosofia, Sociologia, Antropologia e Humanidades.

 

1 Procedimentos para aceitação dos artigos: Os artigos enviados devem ser inéditos, isto é, não terem sido publicados em qualquer outro local (revistas ou congressos). O procedimento adotado para aceitação definitiva será o seguinte:

1.1 Línguas: Serão aceitos trabalhos redigidos em português, espanhol ou inglês.

2 Tipo de colaboração aceita pela revista: serão aceitos trabalhos originais que se enquadrem na seguinte categoria:

2.1 Artigos Científicos (mínimo de 15 laudas e máximo de 25 laudas, incluindo resumos e abstract, bem como as referências e notas) em formato do Word (A4, posição vertical; Fonte: Times New Roman; Corpo: 12; Alinhamento: Justificado, sem separação de sílabas; Entre linhas: Espaçamento 1,5 cm; Parágrafo: 1,5 cm; Margem: superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direito – 2 cm) nas extensões .doc ou .docx.

 

3 Cadastro dos dados dos autores e do artigo no sistema:

Os autores (até o máximo de 04) deverão informar na ocasião do cadastro no sistema:

  • Título do artigo em português;
  • Resumo e palavras-chave;
  • Nome completo de cada autor, seguido por afiliação institucional;
  • Resumo da biografia.

4 Forma de apresentação dos artigos:

4.1 A REVISTA SUMMAE SAPIENTIAE adota as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

4.2 A apresentação dos trabalhos deve seguir a seguinte ordem:

4.2.1 Folha(s) despersonalizada contendo apenas:

  • Título em português, não devendo exceder 15 palavras;
  • Título em inglês, compatível com o título em português;
  • Resumo (máximo de 200 palavras), redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado e Palavras-chave (mínimo 3 e máximo 5) para fins de indexação do trabalho.
  • Abstract e Keywords, em inglês (obrigatoriamente em inglês, podendo ser enviado em mais uma língua estrangeira), compatível com o texto em português.

4.2.2 Texto propriamente dito.

  • Em todas as categorias do trabalho, o texto deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam esta organização.

4.2.3 Referências

 

5 Processo de avaliação:

O processo de avaliação duplo cego, adotado pela REVISTA SUMMAE SAPIENTIAE tem por objetivo zelar pela qualidade e pertinência dos artigos publicados. Após a submissão, o artigo é direcionado para dois pareceristas (do Conselho Editorial ou ad hoc), com relevância comprovada na temática, para a análise do manuscrito e elaboração de parecer. Todo o processo é feito mantendo o anonimato dos(as) autores(as) e pareceristas. Não havendo consenso entre os dois pareceristas, um(a) terceiro(a) parecerista é convidado(a) para emitir parecer. Baseada nos pareceres, a Comissão Editorial toma sua decisão e informa os autores.

As submissões são avaliadas a partir dos seguintes critérios: relevância, atualidade ou originalidade do tema; coerência, solidez teórico/metodológica; qualidade do tratamento dado aos dados empíricos; adequação e atualidade da bibliografia utilizada; qualidade da escrita e adequação às normas da ABNT.

A decisão editorial contempla quatro possibilidades: “ACEITAR: o artigo será encaminhado para publicação, sem necessidade de revisão”; “REVISÕES REQUERIDAS: a publicação do artigo está condicionada à aceitação e revisão das observações indicadas nos pareceres”; “SUBMETER NOVA RODADA: o artigo precisa de modificações substanciais exigindo uma nova rodada de avaliações" ou “REJEITAR: o artigo não é adequado para publicação na REVISTA SUMMAE SAPIENTIAE”.

 

6 Direitos autorais:

6.1 Artigos publicados na REVISTA SUMMAE SAPIENTIAE:

Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à REVISTAE SUMMAE SAPIENTIAE. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es).

6.2 Reprodução parcial de outras publicações:

Artigos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido.

7 Os trabalhos não aceitos para publicação serão devolvidos aos autores, se solicitados.

 

8 Linhas de Pesquisa:

As linhas de pesquisa da REVISTA SUMMAE SAPIENTIAE são as seguintes:

 

LINHA 1 - Teologia e missão transformacional

Ênfase 1: Desenvolvimento de estratégias e projetos missionários, vinculados ao desenvolvimento das igrejas e à evangelização das comunidades por elas atendidas.

Ênfase 2: Ações e programas de interesse do cidadão, a exemplo de educação, saúde, assistência jurídica, amparo à criança, ao jovem e ao idoso, geração de emprego e renda e assistência social de forma geral.

Ênfase 3: Exercício das liberdades individuais, éticas, direitos coletivos, equilíbrio dos sistemas sociais, econômicos e de mercado.

 

LINHA 2 - Teologia e comportamento social

Ênfase 1: Consumo religioso, entretenimento cristão, indústria de produtos religiosos, gestão e oferta de serviços cristãos (cultos, rádios, TVs, adoração, ministérios, etc.);

Ênfase 2: Comunicação cristã nas mídias e redes sociais (gestão da comunicação, planejamento da comunicação, conteúdo da comunicação, canais de comunicação, etc.);

Ênfase 3: Empreendedorismo ministerial (inovação ministerial, benchmarking, aprendizado em organizações não governamentais, etc.), quarto setor, etc.

Ênfase 4: Produtos culturais da vida humana (música, pintura, artes cênicas, etc.) sob a luz da significação cristã.

 

LINHA 3 - Teologia e Apologética

Ênfase 1: Hermenêutica, heresias, pregação, Escrituras, teologia bíblica, teologia sistemática, teologia histórica;

Ênfase 2: Fé e ciência, filosofia da ciência, epistemologia.

 

LINHA 4 - Métodos em pesquisa teológica

Ênfase: Desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre epistemologia e metodologia científica aplicada aos contextos de interesse da teologia.

 

9 SUBMISSÕES ON LINE

A submissão on line será feita por meio do site periodicos.ficv.com.br, seguindo os passos do cadastramento do próprio sistema, conforme abaixo:

 

  • Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA SUMMAE SAPIENTIAE?

ACESSO

  • Não tem login/senha?

ACESSE A PÁGINA DE CADASTRO

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Os artigos deverão ser enviados até o dia 15 de julho de 2020.

10 DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo.  

O autor autoriza a republicação e divulgação do artigo em sites especializados na área (ex: academia.edu, e outros). Autoriza, também, a publicação e/ou divulgação em redes sociais. O artigo será encaminhado para republicação e divulgação pela equipe editorial somente após publicação do artigo na REVISTA SUMMAE SAPIENTIAE para garantir o ineditismo que é uma exigência da publicação.

11 POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

Dr. André Ricardo Fonsêca da Silva

Editor Chefe da Revista Summae Sapientiae