Controle e generatividade no Pix

uma análise crítica do manual de resolução de disputas

  • Gabriel Medeiros do Nascimento UFPB/PPGI
  • Gustavo Henrique Matos Bezerra Motta UFPB/PPGI
Palavras-chave: estudos de plataforma, direito digital, controle e generatividade, plataformas digitais, direito do consumidor

Resumo

Qual é o impacto jurídico e prático do manual de resolução de disputas do Pix? Este artigo adota uma abordagem exploratória, qualitativa e pura para investigar as cláusulas de controle presentes no manual referido. A análise é fundamentada no domínio dos estudos de plataformas digitais, os quais desbloqueiam discussões de controle e generatividade no contexto de plataformas. Mediante este ferramental teórico, propõe-se examinar e criticar essas cláusulas sob uma perspectiva consumerista e processual. Os resultados indicam a existência de lacunas regulamentares dentro do manual de resolução de disputas do Pix, as quais são incompatíveis com direitos fundamentais nos domínios do consumo e do processo civil. Tais lacunas revelam-se como pontos de tensão no sistema, e a pesquisa aponta para a necessidade de revisão e aprimoramento destes pontos no intuito de garantir a efetiva proteção dos direitos dos consumidores. O artigo conclui ressaltando o papel vinculante e a eficácia do manual, enquanto documento amparado em resolução do Banco Central do Brasil. Daí se defende a necessidade de revisitar pontos regulados pelo manual. Defende-se ainda um aprofundamento nas discussões envolvendo a intersecção entre estudos de plataforma, direito digital e direito do consumidor. Este diálogo é particularmente relevante diante da crescente influência das grandes empresas de tecnologia.

Biografia do Autor

Gabriel Medeiros do Nascimento, UFPB/PPGI

Bacharel em Direito (UFPB) e Teologia (FICV). Especialista em Ciência de Dados (Mackenzie). Mestrando em Informática com ênfase em Computação Distribuída (UFPB/PPGI). Engenheiro de dados, engenheiro de software, especialista em computação em nuvem e consultor de soluções para dados.

Gustavo Henrique Matos Bezerra Motta, UFPB/PPGI

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Edimburgo, nos anos de 2013 e 2014. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática em Saúde e Segurança Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: infraestruturas de informação, segurança em telemedicina e no prontuário eletrônico do paciente, controle de acesso baseado em papéis, arquiteturas de software e mecanismos de segurança.

Publicado
2023-07-24
Seção
Artigos científicos