Ludicidade e aprendizagem:

o uso de jogos didáticos no ensino de Libras

Palavras-chave: Palavras-chave: Ensino de Libras; Jogos didáticos; Práticas pedagógicas; Metodologias lúdicas; Educação bilíngue.

Resumo

Resumo:

Este artigo investiga o uso de jogos didáticos como uma estratégia lúdica para o ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras), direcionado tanto a surdos (L1) quanto a ouvintes (L2). A pesquisa se baseia na experiência prática da I Mostra de Conhecimentos em Libras, realizada em 2018 na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde foram aplicadas diferentes metodologias lúdicas para promover a fluência em Libras. Jogos como o "Jogo da Memória Sinalizado" e o "Tabuleiro da Comunidade Surda" foram sugeridos para integrar o ensino da língua com elementos culturais da comunidade surda, facilitando a aquisição de competências linguísticas e comunicativas. Ainda demonstra como essas práticas pedagógicas, baseadas na ludicidade, contribuíram para um aprendizado mais eficaz e envolvente de Libras, promovendo uma educação bilíngue inclusiva e acessível. A metodologia adotada combinou atividades práticas e interativas, adaptadas às necessidades dos alunos, com uma análise teórica fundamentada em autores como Kishimoto (1996), Quadros (2011), Basso (2009) e Gesser (2010). As conclusões ressaltam a importância da adaptação dos jogos para diferentes contextos educacionais e a necessidade de formação contínua dos professores, garantindo que as metodologias lúdicas possam ser aplicadas de maneira eficaz no ensino de Libras.

Biografia do Autor

Conceição de Maria Costa Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Atualmente sou doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - PPGLE da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, possuo mestrado em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade pela Universidade Gama Filho (2015), Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008), sou Especialista em Libras e em Educação Inclusiva. Profissionalmente sou professora de Libras e Letras Libras na UFCG (campus I) onde desenvolvo atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Libras, Educação de Surdos, Fundamentos da Prática Educativa - Didática, Leitura e Escrita, Gêneros em Libras, Ensino de Libras como L1/L2, Elaboração de Materiais Pedagógicos, Libras e a Prática Pedagógica. Faço parte do grupo de Pesquisa " Educação de Surdos, Libras e Literatura", cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Exerço, a função de coordenadora do Projeto Práticas Pedagógicas Inclusivas e do Programa de Internacionalização Erasmus + junto a Universidade Paris 8.

Kívia Karla de Figueiredo Marinho, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) graduada pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e especialista em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação (TDICs) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG). Especialização em andamento em linguística aplicada e ensino de línguas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS e cursa aperfeiçoamento de Tradutores e Intérpretes de Libras-Português na Educação Básica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (TILS-UFCG) e educadora popular no ensino de Libras como segunda língua para ouvintes, desde 2019 pela Associação de Juventudes Cultura e Cidadania - AJURCC. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: jogos pedagógicos adaptados em Libras, educação bilíngue, metodologias ativas e formação docente para a educação de surdos.

Sonale Sintia Araújo de Santana Agra, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui Graduação em Letras - Habilitação em Língua Espanhola (Licenciatura) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB - 2016), Segunda licenciatura em Pedagogia e Letras - Libras, pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi - 2023). Pós graduanda em Tradução e Interpretação em Libras pela Faculdade Metropolitana de São Paulo (Fameesp). Tem experiência na área de educação no tocante à Língua Espanhola com ministração de cursos de Língua estrangeira moderna (Espanhol), pré-vestibular e educação básica, vinculada a projetos promovidos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com o PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Projetos de Extensão em língua estrangeira (Espanhol) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com o Projeto de Extensão pré-vestibular solidário. Bem como ao que concerne à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), esteve vinculada ao projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): Práticas Pedagógicas Inclusivas, desenvolvendo jogos pedagógicos, materiais literários em Libras, metodologias alternativas para o ensino de Português para surdos como L2, Ensino de Libras como L1 e L2. Atualmente trabalha como intérprete de Libras educacional na rede estadual de ensino da Paraíba, interpretando simultânea e consecutivamente da língua portuguesa para a Libras (e vice versa), executando projetos práticos com o uso da gamificação para o ensino de Literatura em Libras para estudantes surdos. Sendo assim atuante na área de educação com a literatura, gramática e conversação das línguas: Espanhola e Libras.

Publicado
2024-11-28
Seção
Artigos científicos