Ludicidade e aprendizagem:
o uso de jogos didáticos no ensino de Libras
Resumo
Resumo:
Este artigo investiga o uso de jogos didáticos como uma estratégia lúdica para o ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras), direcionado tanto a surdos (L1) quanto a ouvintes (L2). A pesquisa se baseia na experiência prática da I Mostra de Conhecimentos em Libras, realizada em 2018 na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde foram aplicadas diferentes metodologias lúdicas para promover a fluência em Libras. Jogos como o "Jogo da Memória Sinalizado" e o "Tabuleiro da Comunidade Surda" foram sugeridos para integrar o ensino da língua com elementos culturais da comunidade surda, facilitando a aquisição de competências linguísticas e comunicativas. Ainda demonstra como essas práticas pedagógicas, baseadas na ludicidade, contribuíram para um aprendizado mais eficaz e envolvente de Libras, promovendo uma educação bilíngue inclusiva e acessível. A metodologia adotada combinou atividades práticas e interativas, adaptadas às necessidades dos alunos, com uma análise teórica fundamentada em autores como Kishimoto (1996), Quadros (2011), Basso (2009) e Gesser (2010). As conclusões ressaltam a importância da adaptação dos jogos para diferentes contextos educacionais e a necessidade de formação contínua dos professores, garantindo que as metodologias lúdicas possam ser aplicadas de maneira eficaz no ensino de Libras.