Teologia do cuidado na vida comum:
a formação de teólogos para o cuidado pastoral comunitário
Resumo
Este artigo é resultado da síntese de uma pesquisa bibliográfica que possui o objetivo geral de compreender como os teólogos evangélicos estão sendo formados para atuar em áreas cruciais da existência relacionadas ao cuidado. Para isso foi realizada um levantamento sobre as grades curriculares dos seminários e faculdades denominacionais e interdenominacionais do país, buscando disciplinas relacionadas ao tema do cuidado dentro dos eixos de aconselhamento, abuso espiritual, abuso familiar, abuso sexual, direitos humanos, questões étnico raciais, LIBRAS, saúde mental e sexualidade bíblica. Na pré-seleção foram encontradas 111 instituições, das quais somente 101 disponibilizaram as grades curriculares. Por fim, concluiu-se que há uma expressiva defasagem na formação teológica nessas áreas, evidenciando uma abordagem predominantemente tecnicista em detrimento de uma perspectiva pastoral. Portanto, torna-se imperativo divulgar os resultados da pesquisa, ampliar o estudo e promover discussões em congressos e conferências locais e nacionais. Essas discussões devem abordar não apenas a defasagem identificada, mas também os conteúdos das disciplinas de cuidado, visando a elaboração de ementas e grades curriculares adequadas a cada contexto. Ademais, sugere-se a oferta de cursos de formação continuada, disciplinas avulsas e pós-graduações para suprir as lacunas temáticas identificadas, beneficiando tanto os profissionais em formação quanto os já graduados.