A TEOLOGIA EDUCACIONAL DA REFORMA PROTESTANTE: EDUCAÇÃO EM LUTERO E O CENÁRIO DA MODERNIDADE

  • Elton Roney da Silva Carvalho FICV
Palavras-chave: Reforma Protestante, Lutero, Modernidade, Teologia Educacional

Resumo

A reforma protestante do século XVI gerou uma nova cosmovisão acerca de dimensões fundamentais da sociedade. Sua relevância para a sociedade não diz respeito exclusivamente a dimensão religiosa, mas, interfere nas estruturas políticas, educacionais e econômicas da era moderna. Diante da Modernidade, a reforma propõe alternativas à visão de mundo humanista, iluminista, secular. A teologia educacional da reforma, especialmente nas concepções de Lutero, oferece subsídios para uma formação educacional integral, bíblica e científica, uma vez que está comprometida com a experiência individual do Homem, mas transforma-o para uma atuação relevante diante do individualismo e do mundo líquido promovido pela Modernidade. Deste modo, o presente trabalho discute as característica da reforma protestante, sua relação com a Modernidade e como as ideias educacionais de Lutero podem oferecer competências para uma atuação cristã diferenciada diante do cenário da Modernidade.

 

Publicado
2018-10-31
Seção
Artigos científicos