A A RELEVÂNCIA DA PRÁTICA DA MISSIO DEI NO CONTEXTO ACADÊMICO
Resumo
Este artigo é uma perspectiva de como docentes e discentes cristãos podem praticar a Missio Dei em instituições de ensino superior, onde a fé é relegada a segundo plano, face a natureza secular do ambiente acadêmico. Tendo como base uma pesquisa bibliográfica com renomados autores cristãos, na visão da Missio Dei e da Missão Integral, onde o próprio Deus Criador enviou o seu Filho com o propósito salvífico e redentor da humanidade, e os cristãos devem continuar essa missão. A nova moralidade do “politicamente correto” tem influenciado a juventude no mundo inteiro e no Brasil, com ideologias contrárias a Palavra de Deus, o que tem limitado e intimidado o viver cristão na academia. Foi feita uma breve retrospectiva histórica da atuação do cristianismo na educação, e apresentado um modelo de integração da fé com o aprendizado nas universidades públicas norte-americanas (ALVIM, 2014) e como esse modelo pode ser adaptado no Brasil em qualquer instituição de ensino superior, onde os cristãos docentes e discentes através de pesquisas e outras atividades acadêmicas, poderão atuar, com liberdade de pensamento, sobre temas de fé, de acordo com as normas praticadas na academia, cuja autonomia delegada por seus pares, garante essa oportunidade.