PERCURSOS PARA O DIÁLOGO
A EDUCAÇÃO DOMICILIAR E AS POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO ACADÊMICA ACERCA DO TEMA NO BRASIL
Resumo
A partir da experiência de participação na 2ª Conferência Educação Domiciliar e da análise dos trabalhos acadêmicos divulgados no site da ANED, notou-se existe duas esferas distintas de debate acerca da Educação Domiciliar no Brasil. Enquanto a academia dá proeminência aos aspectos jurídicos, os praticantes desta modalidade educacional estão ocupados em debater metodologias que otimizem suas experiências domésticas, familiares, financeiras e, principalmente, o processo ensino-aprendizagem das crianças e adolescentes. Obviamente a situação jurídica foi tratada na Conferência, mas de forma objetiva e pontual, de maneira a deixar as famílias com um sentimento de segurança e acolhimento, visto que ainda não há uma legislação que regulamente especificamente a prática no país. Então, passou-se somente às questões didáticas. A partir destas duas metodologias: pesquisa participante e pesquisa bibliográfica, conclui-se que a academia carece de um olhar multidisciplinar para o tema Educação Domiciliar, tão complexo e, por hora, considerado polêmico. Este exercício acadêmico pode vir a contribuir para a construção de um diálogo fecundo entre famílias, escola e sociedade.