O ANTIGO MODELO CATEQUÉTICO, O MODERNO ENSINO CONFESSIONAL E A QUESTÃO DA TOLERÂNCIA RELIGIOSA NO ESTADO LAICO
UM ESTUDO SOBRE O CASO DA ESCOLA INTERNACIONAL CIDADE VIVA
Resumo
Com a crescente demanda social por uma formação humana integral desde os primeiros anos escolares a educação confessional ganha novo espaço no Brasil. Entretanto, barreiras de preconceito em relação a esta espécie de ensino religioso dentro dos limites do Estado laico ainda precisam ser superadas. Neste artigo, esboça-se e critica-se três destas barreiras: 1- A pressuposição de equivalência entre “ensino confessional” e “ensino catequético”; 2- A pressuposição de que o ensino confessional seria incapaz de promover uma cultura de paz e de respeito à diversidade cultural da nação; 3- A pressuposição de que o “Modelo Fenomenológico / das Ciências das Religiões” de ensino religioso seria o único capaz de promover plenamente os princípios do Estado laico. Ao final do artigo, inclui-se uma análise da experiência da Escola Internacional Cidade Viva, de orientação cristã e reformada, visando-se evidenciar que o ensino confessional cristão também é capaz de promover os princípios norteadores de um Estado verdadeiramente laico.