O PROBLEMA DO ECLETISMO NA EDUCAÇÃO CONFESSIONAL E A NECESSIDADE DE ESCOLAS DISTINTAMENTE CRISTÃS
Resumo
Tendo em vista as fortes pressões por parte dos centros propagadores de ciência, e que, por isso, escolas confessionais tem mantido um relacionamento eclético com as práticas pedagógicas seculares, este artigo objetiva analisar o problema do ecletismo na educação escolar cristã, bem como destacar a necessidade de escolas distintamente cristãs, de maneira que não apenas a fundação filosófica, mas toda a superestrutura do sistema educacional seja formada por elementos e processos que estão em harmonia com a cosmovisão bíblica. Para tanto, realizou-se como procedimento metodológico uma pesquisa pura e dedutiva, por meio de revisão bibliográfica sistemática de trabalhos publicados em revistas científicas e livros que tratam sobre o tema em questão. Diante disso, verificou-se que o ecletismo é inconsistente e incoerente consigo mesmo e, por tanto, de natureza insatisfatória para a educação cristã, a qual é dissemelhante e consagrada por se estruturar completamente na existência de um Deus Trino, que está em processo de restauração de todas as coisas, e que, a partir disso, os educadores cristãos devem desenvolver práticas que unam os princípios eternos do cristianismo com as necessidades e peculiaridades do seu contexto.