Os Pilares Teóricos da Pedagogia Crítica:

Conceitos e implicações de Marx a Gramsci

  • Jhonathan Jarison dos Anjos de Oliveira UFPB
  • Gabriela Medeiros Marinho
Palavras-chave: Educação, Pedagogia Crítica, Karl Marx, Antonio Grasmci.

Resumo

Tendo em vista a influência de tendências pedagógicas que buscam emancipar o indivíduo, levando-o a negar sua natureza e desvincular-se de qualquer herança do passado na tentativa de justificar o progresso em detrimento da desvalorização da verdade, sendo a instituição escolar a principal agente de propagação de uma filosofia, este artigo vista, através do método bibliográfico, esclarecer os pilares teóricos da pedagogia crítica. As linhas de pensamento expressas nessa tendência educacional partem do marxismo, seus pressupostos sobre a natureza humana e o conceito da práxis, passando pela escola de Frankfurt e sua teoria crítica, a influência dessa escola no movimento reconstrucionista, até que cheguemos a Antonio Gramsci e sua concepção de revolução cultural. Essa pedagogia ultrapassa os limites da teoria e atravessa o campo epistemológico, mas cruza também os campos éticos, econômicos, políticos e culturais, pois quando é posta em prática, influencia todas as esferas da sociedade, pois serve de veículo de divulgação ideológica. A avidez por transformar ao invés de conhecer põe o caráter principal da educação, que é a adaptação ao conhecimento legado em nulidade, formando homens que alçam-se deuses sedentos pelo futuro.

Publicado
2020-12-04
Seção
Artigos científicos