Ludicidade e aprendizagem:

o uso de jogos didáticos no ensino de Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53021/summaesapientiae.v7i1.131

Palavras-chave:

Palavras-chave: Ensino de Libras; Jogos didáticos; Práticas pedagógicas; Metodologias lúdicas; Educação bilíngue.

Resumo

Resumo:

Este artigo investiga o uso de jogos didáticos como uma estratégia lúdica para o ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras), direcionado tanto a surdos (L1) quanto a ouvintes (L2). A pesquisa se baseia na experiência prática da I Mostra de Conhecimentos em Libras, realizada em 2018 na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde foram aplicadas diferentes metodologias lúdicas para promover a fluência em Libras. Jogos como o "Jogo da Memória Sinalizado" e o "Tabuleiro da Comunidade Surda" foram sugeridos para integrar o ensino da língua com elementos culturais da comunidade surda, facilitando a aquisição de competências linguísticas e comunicativas. Ainda demonstra como essas práticas pedagógicas, baseadas na ludicidade, contribuíram para um aprendizado mais eficaz e envolvente de Libras, promovendo uma educação bilíngue inclusiva e acessível. A metodologia adotada combinou atividades práticas e interativas, adaptadas às necessidades dos alunos, com uma análise teórica fundamentada em autores como Kishimoto (1996), Quadros (2011), Basso (2009) e Gesser (2010). As conclusões ressaltam a importância da adaptação dos jogos para diferentes contextos educacionais e a necessidade de formação contínua dos professores, garantindo que as metodologias lúdicas possam ser aplicadas de maneira eficaz no ensino de Libras.

Biografia do Autor

  • Conceição de Maria Costa Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Atualmente sou doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - PPGLE da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, possuo mestrado em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade pela Universidade Gama Filho (2015), Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008), sou Especialista em Libras e em Educação Inclusiva. Profissionalmente sou professora de Libras e Letras Libras na UFCG (campus I) onde desenvolvo atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Libras, Educação de Surdos, Fundamentos da Prática Educativa - Didática, Leitura e Escrita, Gêneros em Libras, Ensino de Libras como L1/L2, Elaboração de Materiais Pedagógicos, Libras e a Prática Pedagógica. Faço parte do grupo de Pesquisa " Educação de Surdos, Libras e Literatura", cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Exerço, a função de coordenadora do Projeto Práticas Pedagógicas Inclusivas e do Programa de Internacionalização Erasmus + junto a Universidade Paris 8.

  • Kívia Karla de Figueiredo Marinho, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) graduada pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e especialista em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação (TDICs) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG). Especialização em andamento em linguística aplicada e ensino de línguas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS e cursa aperfeiçoamento de Tradutores e Intérpretes de Libras-Português na Educação Básica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (TILS-UFCG) e educadora popular no ensino de Libras como segunda língua para ouvintes, desde 2019 pela Associação de Juventudes Cultura e Cidadania - AJURCC. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: jogos pedagógicos adaptados em Libras, educação bilíngue, metodologias ativas e formação docente para a educação de surdos.

  • Sonale Sintia Araújo de Santana Agra, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Possui Graduação em Letras - Habilitação em Língua Espanhola (Licenciatura) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB - 2016), Segunda licenciatura em Pedagogia e Letras - Libras, pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi - 2023). Pós graduanda em Tradução e Interpretação em Libras pela Faculdade Metropolitana de São Paulo (Fameesp). Tem experiência na área de educação no tocante à Língua Espanhola com ministração de cursos de Língua estrangeira moderna (Espanhol), pré-vestibular e educação básica, vinculada a projetos promovidos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com o PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Projetos de Extensão em língua estrangeira (Espanhol) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com o Projeto de Extensão pré-vestibular solidário. Bem como ao que concerne à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), esteve vinculada ao projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): Práticas Pedagógicas Inclusivas, desenvolvendo jogos pedagógicos, materiais literários em Libras, metodologias alternativas para o ensino de Português para surdos como L2, Ensino de Libras como L1 e L2. Atualmente trabalha como intérprete de Libras educacional na rede estadual de ensino da Paraíba, interpretando simultânea e consecutivamente da língua portuguesa para a Libras (e vice versa), executando projetos práticos com o uso da gamificação para o ensino de Literatura em Libras para estudantes surdos. Sendo assim atuante na área de educação com a literatura, gramática e conversação das línguas: Espanhola e Libras.

Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Artigos científicos